2019 traz mais otimismo e esperança para o mundo empresarial

Reta final de 2018, hora de planejar o novo ano de 2019 criando metas e projetos para fazer a economia girar. Concordo que o ano que está acabando foi conturbado, com Copa do Mundo e eleições gerais no meio do caminho. Mas a expectativa para 2019 é das melhores. Por ondo passo na minha rotina profissional, o clima é um só: otimismo e esperança no governo de Jair Bolsonaro. Vai dar certo? Sinceramente não sei. Mas o ambiente empresarial está mais favorável para pensar e planejar ações. Aliás, isso praticamente não aconteceu em 2018. 

Então, aproveitando esse clima de Natal e Ano Novo, gostaria de convidar você, que me acompanha por aqui, a encerrar 2018 com aquela vontade de crescer ainda mais no ano que se aproxima. Como? Passei os últimos 12 meses divulgando neste espaço uma série de ações e cases de sucesso. Tudo para que você se inspirasse e fosse atrás do que precisa para entender que no mundo dos negócios é preciso mais do que a oferta de um produto ou serviço. Há muito a se fazer para que a engrenagem empresarial não pare.

2019-empresas-empreendedorismo

 Vou fazer uma breve retrospectiva do meu trabalho no Inaugurando em Bauru e reforçar alguns temas que considero importantes para entrar 2019 com o pé direito. Segue a lista com tópicos essenciais para construir uma base empresarial de sucesso. Vale a pena rever alguns temas, refrescar a memória, arregaçar as mangas e focar no sucesso!

Comece 2019 com o pé direito

1-O primeiro tema que gostaria de destacar é o empreendedorismo, que foi abordado na minha mais recente entrevista na TV Preve. Confira no link abaixo. 

 

2-Não posso deixar de fora a importância das mídias digitais na comunicação entre empresas e clientes. Atenção: se comunicar no mundo digital vai muito além de criar um site. Clique aqui para saber mais. 

3-Outro ponto relevante é a questão do pró-labore dentro das empresas. Ou seja, qual o limite de retirada dos sócios sem prejudicar o capital de giro? Clique aqui para saber a minha posição sobre isso.

 

4-E o mercado no exterior? Sim, também falamos bastante sobre isso, principalmente no mercado angolano, onde temos diversos contatos. Clique aqui e aqui para entender como proceder. 

5-Também abordei o mercado regional, especificamente Ibitinga, considerada a capital nacional do bordado. Empresas locais estão se preparando para exportar seus produtos. Clique aqui para acompanhar tudo. 

6-Por fim, encerro minha lista de textos essenciais para quem quer começar 2019 com coragem e vontade de expandir com minha coluna sobre negócios na China. Clique aqui. 

Por fim, gostaria de deixar aqui o meu agradecimento por me acompanhar no site e desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que todos os seus sonhos sejam realizados em 2019! Até a próxima!

Francisco Freitas

Quem é Francisco Freitas

Francisco Freitas, 50 anos, é consultor internacional com 25 anos de experiência. Assessora empresários nacionais e internacionais a expandirem seus negócios. Além disso, oferece serviços de administração e gestão, assessoria jurídica internacional e estratégias de comunicação e marketing. Ex-consultor do Sebrae-SP.  Aliás, é natural de Bauru e atualmente mora em Campinas, onde atua como Diretor Executivo para Negócios Internacionais na SociBusiness Internation Corp. Toda semana está no Inaugurando em Bauru falando sobre o mundo dos negócios.