Casa Container, um novo conceito de moradia em Bauru

Na sexta-feira (17/8), eu, Francisco Freitas, fui conhecer o showroom da Casa Container, uma parceria do empresário Fábio Biancardi, proprietário da Fama Imóveis, com a Limão Arquitetura e Design. Aliás, o público também pode visitar o local até o dia 31 de agosto – fica na rua Gustavo Maciel, 34-38 – e entender como é possível morar ou trabalhar num imóvel feito com containers.

Casa-Container-Bauru-Francisco Freitas - Fabio Biancardi
Casa Container é um projeto do empresário Fabio Biancardi em parceria com a Limão Arquitetura e Design. Fotos Divulgação

Fui recebido pelos arquitetos Gustavo Camargo e Douglas Cury, que explicaram que se trata de uma obra de 90 metros² com três quatros, dois banheiros, sala dois ambientes, cozinha e área de serviço.  O valor do metro² varia de R$ 900,00 a R$ 1,5 mil, mais barato que de uma casa de alvenaria. Sem falar no tempo de conclusão da obra: de 90 a 120 dias. Aliás, é um imóvel que, quando você está dentro, nem lembra que é uma casa container.

Casa-Container-Bauru-Limão-arquitetura
Imóvel de 90m² feito com três containers: investimento que cabe no bolso de quem quer conceito.

O acabamento faz toda a diferença: a casa container tem teto – mas não tem telhado – paredes, piso, encanamento e fiação elétrica. As janelas e portas são de vidro, proporcionando uma ampla iluminação natural.  No entanto, os banheiros não têm janelas, contam com áreas especiais de ventilação, como em hotéis. As paredes e o teto são revestidos com lã de vidro para promover o isolamento térmico e acústico. A decoração do showroom também contribui para a boa impressão. Ficou sob responsabilidade da Móveis Casa Verde.

Casa-Container-Bauru-Francisco Freitas - Fabio Biancardi
Conheci o projeto de perto e posso garantir: é seguro e confortável!

Casa Container: segura e aconchegante

Segundo os arquitetos, a decisão de não colocar telhado no imóvel foi para manter a ideia original: morar em uma casa container, mantendo a sua identidade. Por fora, apesar do projeto muito bem feito pela Limão, a gente percebe que são três containers encaixados para dar conforto e segurança aos moradores. Eles foram encaixados em cima de blocos de concreto com 25 metros de profundidade. Não há perigo de oscilação, pois se trata de uma obra de construção que segue todas as normas de legislação.

Casa-Container-Bauru-Limão-arquitetura
A sala contempla dois ambientes e é bem confortável.

A Casa Container teve as paredes externas pintadas de verde e foi mantida a estrutura original. Os responsáveis recomendam que a cada cinco anos seja feita a manutenção, principalmente da manta asfáltica. O imóvel onde funciona o showroom já foi alugado. Será um aconchegante escritório de advocacia. Aliás, a proposta do empresário Fabio Biancardi e da Limão Arquitetura e Design é ampliar o conceito não só em Bauru, mas em toda a região e até no exterior.

Casa-Container-Bauru-Limão-arquitetura
Os arquitetos Gustavo Camargo e Douglas Cury, responsáveis pelo projeto da Casa Container.

Como consultor de negócios, pretendo contribuir de alguma forma com a divulgação desse conceito, tão comum nos Estados Unidos e na Europa. Por meio da nossa estrutura operacional no Brasil e no exterior, vamos trabalhar para viabilizar a compra de unidades de containers. E também pretendo apresentar o projeto da Casa Container aos meus parceiros nacionais e internacionais. É para que tomem conhecimento do potencial desse tipo de moradia. Quem sabe a ideia dos profissionais de Bauru ganha o mundo?

Até semana que vem!



Quem é Francisco Freitas

Francisco Freitas, 50 anos, é consultor internacional com 25 anos de experiência. Assessora empresários nacionais e internacionais a expandirem seus negócios. Além disso, oferece serviços de administração e gestão, assessoria jurídica internacional e estratégias de comunicação e marketing. Ex-consultor do Sebrae-SP.  É natural de Bauru e atualmente mora em Campinas, onde atua como Diretor Executivo para Negócios Internacionais na SociBusiness Internation Corp. Toda semana está no Inaugurando em Bauru falando sobre o mundo dos negócios.