5ª Feira do Livro Espírita no Boulevard de 7 a 29 de abril

Boulevard Shopping abre espaço para atender a esse público crescente e promove a 5ª Feira do Livro Espírita, em parceria com Associação Chico Xavier. A entrada é gratuita. O Brasil lidera em número de adeptos no mundo, que segue a doutrina espírita: 2% da população.

A feira acontece de 7 a 29 de abril, no Piso L2, próximo ao Mr. Cheney. Para manter o funcionamento, serão mobilizados mais de 70 voluntários. O evento reúne 1.000 títulos espíritas e outros materiais entre livros, CDs e DVDs. Haverá lançamentos e exemplares a preços promocionais com descontos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 22h, e aos domingos e feriado (21 de abril), das 14h às 20h.

Parte da renda do evento será destinada ao Iprespa de Bauru (Instituto Profissional de Reabilitação Social 1º de Agosto). Trata-se de um projeto de apoio às famílias de crianças com vulnerabilidade social, que oferece orientação pedagógica e cursos culturais como teatro.

Feira do Livro Espírita - Boulevard - Bauru
Pedro Paulo Tonin, presidente da Associação Chico Xavier.

Autógrafos na Feira do Livro Espírita

O evento movimentará o calendário de atrações culturais do shopping e divulgará os ensinamentos de uma doutrina que surgiu há 151 anos, no mundo. E possui 2,3 milhões de adeptos no Brasil, de acordo com dados do IBGE.

Um dos destaques da 5ª Feira do Livro Espírita é o marco dos 150 anos do livro A gênese, os milagres e as predições, segundo o espiritismo, de Allan Kardec. O livro esclarece termos e expressões básicas em 18 capítulos; entre os temas, destacam-se O bem e o mal, Teorias sobre a formação da Terra, Caracteres do milagre, entre outros. “Esperamos a visitação de mais de 40 mil pessoas nesses dias de feira, baseado na movimentação dos anos anteriores”, conta o presidente da Associação de Chico Xavier, Pedro Paulo Tonin.

Dentro da programação, serão realizadas duas noites de autógrafos. O primeiro acontece no dia 14 de abril (sábado) com o filósofo Adeilson Salles, médium e autor da Federação Espírita Brasileira e foi co-produtor do filme As mães de Chico Xavier.

Já o segundo encontro será no dia 27 de abril (sexta-feira) com Celia Diniz, professora aposentada de química, que inspirou um dos personagens do filme As mães de Chico Xavier. Ela perdeu dois de seus três filhos – um caçula de 3 anos e uma jovem de 27 anos. Célia também presidiu o Centro Espírita Luiz Gonzaga (MG).

Feira do Livro Espírita - Boulevard - Bauru

Doutrina espírita

O Estado de São Paulo concentra 3,3% dos adeptos da doutrina espírita, ou seja, 1,3 milhões pessoas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 mostram também que o país tem o maior número de espíritas no mundo: são 3,8 milhões, o que equivale a 2% da população.

Trata-se do terceiro maior grupo religioso do país, seguido de número de católicos (73,6% da população) e evangélicos (15,4%). Mas, a Federação Espírita Brasileira (FEB) contabiliza em 20 milhões o número de espíritas ou “simpatizantes” da doutrina nos 14 mil centros filiados à entidade.

A doutrina surgiu há 161 anos, quando em 18 de abril de 1857, foi lançado “O Livro dos Espíritos”, na França, escrito por Allan Kardec. No Brasil, o espiritismo foi introduzido em 1865 e é crescente o número de adeptos. Entre 1991 e 2000, 356 mil pessoas aderiram aos ensinamentos que pregam a caridade, o bem ao próximo e o conforto moral.