Ibitinga se prepara para expandir economia regional e gerar novos empregos

Preocupado com a geração de empregos em Ibitinga (localizada a 90km de Bauru), considerada a capital nacional do bordado, o Sintracobi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecções e Bordados de Ibitinga e Região) fechou uma parceria com a Socibusiness, empresa da qual sou sócio diretor. Juntos, vamos trabalhar inicialmente com duas empresas para, posteriormente, expandir e abrir para outras que tiverem interesse em exportar seus produtos.

Em reunião realizada na semana passada com diretores do sindicato e empresários, formalizamos o projeto e demos os primeiros passos. Serão três etapas até que os produtos de cama, mesa e banho, além de enxovais de bebês, ultrapassem as fronteiras brasileiras.

Os números apontam que houve uma redução drástica nos empregos nas indústrias de bordados de Ibitinga e região. Em 2016, eram 14 mil trabalhadores; no entanto, no momento, são cerca de sete mil. Ou seja, uma queda de 50%, um dado preocupante que afeta diretamente a economia local e a qualidade de vida dos moradores. Atualmente são cerca de 700 empresas na região de Ibitinga focadas na produção de enxovais para casa e bebês.

Ibitinga - expansão - empregos - exportação
Reunião com os integrantes do Sintracobi para definir ações e estratégias para potencializar a economia regional de Ibitinga.

Ibitinga rumo ao mercado internacional

Em comum acordo, montamos um cronograma de ações. Afinal, para começar a exportar, há necessidade de uma estruturação prévia para que o trabalho seja bem-sucedido. Num primeiro momento, vou fazer um raio-x das empresas envolvidas para conhecer sua capacidade de produção. Num segundo momento, serão traçadas estratégias para saber qual mercado agir. E, por fim, a última etapa consiste em começar as operações de exportação.

A expectativa do Sintracobi é devolver à população o orgulho de viver da produção de bordados. De ver a economia crescendo graças às visitas constantes de dezenas de ônibus de turistas aos finais de semana atrás dos seus produtos. Seja para revender ou enfeitar suas casas. Vamos trabalhar para que essa realidade volte a fazer parte das milhares de famílias que dependem da economia do bordado. 



Quem é Francisco Freitas

Francisco Freitas, 50 anos, é consultor internacional com 25 anos de experiência. Assessora empresários nacionais e internacionais a expandirem seus negócios. Além disso, oferece serviços de administração e gestão, assessoria jurídica internacional e estratégias de comunicação e marketing. Ex-consultor do Sebrae-SP.  É natural de Bauru e atualmente mora em Campinas, onde atua como Diretor Executivo para Negócios Internacionais na SociBusiness Internation Corp. Toda semana está no Inaugurando em Bauru falando sobre o mundo dos negócios.