IGA Bauru vence a maior competição de gastronomia da América Latina

No último final de semana, em Campinas (SP), cerca de 650 estudantes da rede Instituto Gastronômico das Américas (IGA) participaram do VII InterIGA, maior competição de gastronomia da América Latina. No entanto, duas delas se destacaram no processo de preparo das receitas, na apresentação final dos pratos e nos sabores.

A equipe da unidade Goiânia (GO), formada pelos estudantes de gastronomia Andressa Caldeira da Silva, Hugo Dias Lopes e Matheus Pereira Coelho, foi a vencedora da categoria “primeiro ano”. Já a categoria “segundo ano” foi conquistada pela equipe de Bauru (SP), composta por Aline Portella Fontana, Andrea Aparecida Zagato e Rafaela Aparecida Alves Lima.

Entre os jurados responsáveis por acompanhá-los na cozinha e por degustar os pratos, que tinham como principal critério fazer referência à culinária italiana, a grande atração foi o chef Erick Jacquin. Ele também jurado no programa Master Chef Brasil.

IGA Bauru - gastronomia - concurso

Júri do VII InterIGA

Por outro lado, o júri contou, ainda, com a participação de chefs  executivos renomados, como André Otero (IGA  e responsável pela organização do evento), Roberto Ravioli (Casa Ravioli), Luiz Farias (o melhor confeiteiro do mundo em 2017 – Academia Bunge).

Além de Bruno Stippe (presidente da F.I.C Federação Italiana de Chefes – Cantina C Que Sabe), Alessandro Nicola (Bunge), Pablo Clabruso (IGA Argentina), Lino Iuliani (Cantina Bella Itália), Melchior Neto (Bistrô 558 e clube da Ana Maria Braga), Ana Paula Gutierrez (Argentina).

IGA Bauru - gastronomia - concurso
Time de Bauru com o chef Erick Jacquin, do MasterChef Brasil.

E ainda Jesus Agerre (IGA Uruguai), Roberto Scarell (IGA Argentina) e Bárbara Cardin (Tutti Buoni). “Também tivemos o importante apoio da FIC Brasile, Federação Italiana de Chefes, a maior e mais tradicional federação do setor gastronômico do mundo. Homenageando os mais de 15 milhões de descendentes italianos no Brasil”, comenta André Otero.

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo VII InterIGA nos dois dias de evento. Aliás, eles puderam desfrutar de degustações, palestras e workshops sobre gastronomia, vinhos e espumantes e preparações de receitas, incluindo cervejas artesanais. O evento atraiu para Campinas mais de 2 mil pessoas de toda América Latina. Todas ligadas ao setor gastronômico, consolidando o município como a capital mundial da gastronomia.

IGA Bauru - gastronomia - concurso
Alunos do segundo ano que ganharam o concurso de gastronomia.

IGA em 16 Estados

O Instituto Gastronômico das Américas (IGA) está presente no Brasil desde 2008. Aliás, conta com 50 unidades em operação em 16 estados. Amazonas, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Além disso, está em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro. E, por fim, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

No mercado internacional, além da Argentina, a rede está presente no Paraguai, Uruguai, Bolívia e EUA. No ano passado, registrou receita mundial superior a R$ 40 milhões e, em 2018, espera crescer 22%.

Fundado em 2001 na Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas busca democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de mais de 120 franquias. Oferece cursos extensivos (com duração de até dois anos) de Gastronomia e Alta Cozinha. E também Certificação Avançada em Gastronomia e Confeitaria Profissional e Avançada.

IGA Bauru - gastronomia - concurso

Ainda fazem parte da grade os Cursos Rápidos (de um a seis meses de duração) que abordam seis especialidades. Bebidas, Doces, Gourmet, Cozinha Internacional, Cozinha Saudável e Padaria & Confeitaria.

As crianças têm espaço garantido na sala de aula através do Cozinheirinhos. Curso de oito meses que ensina, de maneira prática e divertida, os segredos da boa cozinha. Além disso, há o reconhecimento dos ingredientes e valores fundamentais como a higiene e o cuidado com os utensílios.

IGA Bauru - gastronomia - concurso