Invisalign, aparelho ortodôntico transparente, é sucesso em Bauru

Na quarta-feira (7/11), aconteceu o Invisalign Day no consultório da dentista Mariana Pádua, localizado no Edifício Portal do Boque, no Altos da Cidade. Pacientes foram convidados a participar de um dia especial e conhecer melhor como funciona esse tipo de tratamento de correção dos dentes.

Aliás, o Invisalign surgiu em 1997 nos Estados Unidos e em 2002 chegou ao Brasil. No entanto, como o custo era muito alto – cotação em dólar – ficou restrito a um número pequeno de pacientes. Recentemente, a multinacional que criou o conceito de ortodontia digital estabeleceu vínculos mais sólidos com o Brasil. Com isso, o valor do tratamento passou a ser cobrado em reais e houve um intenso trabalho de divulgação. Atualmente, há cerca de 80 representantes espalhados pelo país.

Mas o que é o Invisalign?Trata-se de um conjunto de moldeiras sequenciais removíveis, chamadas de alinhadores, feitos sob medida para cada etapa do tratamento. Ou seja, uma sequência de aparelhos alinhadores removíveis e transparentes são criados por computador. Além disso, são confeccionados em placas de material acrílico que permitem movimentações dentárias progressivas. A substituição dos alinhadores no decorrer das semanas é eficiente.

Invisalign - aparelho - transparente - dentes
Dentista Marina Pádua, a atleta Tifanny Abreu – que usa o Invisalign – e Tatiane Garcia, representante da empresa na região de Bauru.

Invisalign: eficaz e confortável

O primeiro procedimento com o dentista credenciado – em Bauru são 22 até o momento – é uma análise digital rápida e precisa (sem a necessidade de massas). Ou seja, os dentes são escaneados. Em seguida, o ortodontista irá montar um plano de tratamento personalizado e uma prévia do novo sorriso. Isso mesmo: antes mesmo de começar o tratamento, o paciente terá noção de como irá ficar seus dentes ao final do tratamento.

São inúmeras as vantagens do Invisalign: o aparelho é transparente e quase imperceptível; são removíveis, dando liberdade para comer, mastigar e beber o que quiser. Além de possibilitar a perfeita escovação dos dentes e uso de fio dental regularmente. Aliás, o dentista irá criar um plano de tratamento 3D personalizado que possibilitará visualizar a posição final dos dentes e também estimar a provável duração do tratamento. A maioria das consultas são curtas, com uma rápida verificação do progresso de acordo com a disponibilidade do paciente.

Invisalign - aparelho - transparente - dentes
Aparelho que escaneia os dentes do paciente para traçar um planejamento ortodôntico.

Paciente ilustre: Tifanny, do vôlei

Durante o Invisalign Day, uma paciente ilustre apareceu: Tifanny Abreu, jogadora do time de vôlei do Sesi Bauru. Campeã paulista, a atleta começou se tratamento com o aparelho transparente há poucas semanas. “Só tiro para comer. Ele é imperceptível, consigo jogar com ele sem qualquer tipo de temor”, contou. “Ninguém nota que uso aparelho nos dentes. Consigo até beijar com ele”, disse a simpática Tifanny.

Para a dentista Marina Pádua, que há tempos trabalha com alinhadores ortodônticos, a grande vantagem do Invisalign é a discrição e a liberdade que o paciente tem com ele. “Sem falar que o tratamento é muito mais rápido que as outras opções”, garantiu. Se você quer mais informações sobre essa grande novidade, acesse www.invisalign.com.br e veja onde encontrar um dentista credenciado perto de você.

Invisalign - aparelho - transparente - dentes
Consultório da dentista Marina Pádua pronto para fazer a manutenção ortodôntica nos dentes de uma das pacientes.