Marathon se prepara para virar franquia

Nesta semana, no espaço aqui dedicado ao mundo dos negócios, o consultor internacional Francisco Freitas nos apresenta, um case de sucesso de Bauru: Academia Marathon, que se prepara para virar franquia. O especialista aponta os pontos fortes dessa tradicional empresa bauruense que surgiu na década de oitenta, se reinventou e conseguiu dobrar o número de alunos em plena crise econômica. Como isso foi possível? Vamos lá saber? 

Marathon - expansão - franquia
Marathon está instalada numa área de 5 mil metros quadrados..

Com uma história de 35 anos, a Academia Marathon se prepara para expandir tanto com rede própria quanto com franquias. Instalada numa área de 5 mil m² na avenida Rodrigues Alves, a empresa – hoje com quase 80 funcionários – se tornou parceira da Socibusiness nesse momento decisivo.

O primeiro passo foi buscar informações essenciais com os melhores executivos e consultores do mercado. Para isso, Gabriel Protti, sócio do empresário Miguel Curi Mauad, participou da Imersão em Negócios da Capital Upgrade, edição realizada em abril. Na ocasião, ele expôs ao grupo comandado pelo empresário Lasaro do Carmo Jr – outro grande parceiro do nosso grupo – o projeto de expansão da Marathon.

“Estamos nos preparando para crescer como rede própria e como franquia. E o Francisco me apresentou ao pessoal da Capital Upgrade para nos auxiliar nisso. A partir daí, estamos criando um business plan para apresentar à Capital, nos preparando para esse crescimento. Até o final do ano, estará tudo preparado e saindo a primeira unidade. A ideia é levar a Marathon para o Brasil inteiro. Nós temos a pretensão e a convicção que seremos uma das melhores academias do Brasil”, garante Gabriel.

Marathon - expansão - franquia
Fui treinar na nova sala da Marathon: esforço na esteira com visão panorâmica para Bauru.

Marathon: atendimento humanizado

Além de correr atrás de informações essenciais para impulsionar seu crescimento, a Marathon também investe para estreitar seu relacionamento com os cerca de 3.200 alunos nas duas unidades de Bauru. Tanto a matriz, na Rodrigues Alves, quanto a Marathon Class, na zona sul. Recentemente, foi inaugurada uma nova sala de musculação de 340m² na matriz. Um investimento de R$ 350 mil com equipamentos de qualidade e uma vista privilegiada para a cidade. Dessa forma, o novo espaço tem janelas amplas, proporcionando uma visão panorâmica de Bauru. 

Um dos diferenciais da Marathon é fazer uma gestão muito mais pelo olhar do cliente. Ou seja, acompanhar de perto o que seus alunos querem, necessitam e procuram na academia. “A primeira coisa que fiz ao chegar aqui – há quase 3 anos – foi sair da mesa do escritório e ficar com o pessoal do operacional. Ouvir as reclamações e tentar adequá-las à realidade da empresa”, reforça Gabriel.

A segunda mudança realizada foi oferecer um atendimento mais humanizado. “Fui entendendo o que o cliente quer – não é só vender -, e conseguir encaixá-lo naquilo que ele deseja para que permaneça mais tempo dentro da academia”, complementa. Com essa visão, mesmo num período de crise – 2016 a 2018 -, a Marathon dobrou o número de alunos.

Marathon - expansão - franquia
Gabriel Protti (segundo da direita para a esquerda) com parte da equipe da academia: gestão diferenciada.

Conceito diferenciado

A terceira providência foi funcionar 24 horas, um pedido antigo dos usuários. Isso porque, antes, a academia fechava aos domingos e diariamente às 22h. Com uma gestão mais focada nas necessidades dos alunos, a unidade passou a abrir aos domingos e feriados e agora não fecha nunca! “Houve um grande esforço para estruturar tudo para que fosse saudável também para as finanças. São três turnos de trabalho: das 6h às 14h; das 14h à meia-noite; e da meia-noite às 6 da manhã. Isso exige uma demanda de serviços grande”, revela Gabriel. 

A expansão deve disseminar o conceito de oferecer atividade física por meio do entretenimento. “Queremos que as pessoas queiram vir para a Marathon – seja para treinar, bater papo, comer, aprender… A gente quer dar esse conforto aos nossos alunos para que permaneçam por mais tempo com a gente”, afirma Gabriel. Essa filosofia deu certo até aqui. Tão certo que há aluno que está na academia há décadas, como é o caso da Cléo, que treina na matriz há 31 anos.

Marathon - expansão - franquia
Marathon fez uma fusão com o renomado treinador Chris, da Gold Team, que agora dá aulas na Rodrigues Alves. 

Fusão com renomado treinador

Na Marathon Class, por exemplo, quando a pessoa faz a matrícula, ela ganha uma consulta nutricional e avaliação corporal. Ou seja, a academia agrega serviços. “Queremos que o aluno não sinta necessidade de sair daqui para fazer outra coisa. A gente quer fazer promover relacionamentos e experiências”, complementa o sócio. Aliás, os pacotes para treinar em uma das duas unidades custam a partir de R$ 49,00. 

Recentemente, outra grande conquista. A Marathon fez uma fusão com o renomado treinador Chris, da Gold Team, que saiu da avenida Duque de Caxias e passou a dar aulas na unidade da Rodrigues Alves. O próximo passo é oferecer treinos gratuitos de artes marciais para alunos das escolas municipais. Mais uma decisão acertada: direcionar sua expertise para a área social.

Marathon - expansão - franquia
Cerca de 3.200 alunos treinam nas duas unidades da empresa de 35 anos de história.
O que a Marathon oferece

« Musculação 24h
« Artes marciais: Jiu-Jitsu, Muay thai, Kickboxer e MMA
« Ginástica:  16 modalidades + 5 tipos de dança e capoeira
« Treinamento funcional: seis modalidades com 30 aulas por semana
« Natação: inclusive para bebês e terceira idade
« Hidroginástica
« Pilates
« 6 vestiários com duchas aquecidas a gás
« Sauna
« Salão de estética com manicure, massagem e drenagem linfática
« Avaliação corporal
« Avaliação com nutricionista
« Cantina com refeições saudáveis preparadas pelo chef Paulo Barin. Não é restrita aos alunos; quem quiser pode comer lá também.