Como expandir seus negócios mesmo em cenários econômicos desafiadores

Mesmo em cenário econômicos desafiadores, é possível manter seus negócios competitivos no mercado, desde que bem administrados. Em época de crise econômica, a população corta gastos, empresas vendem menos, perdem faturamento e muitas até fecham as portas.

Para os empreendedores que buscam iniciar, expandir ou diversificar seus negócios, esse cenário pode parecer um grande limitador, fazendo com que ideias boas sejam proteladas. Mas será que adiar projetos é a forma mais correta de agir nessas horas? Deseja saber qual o melhor caminho e o melhor mercado para realizar o seu projeto? Comércio exterior é possível para empresas de todos os tamanhos. Ainda tem dúvidas de como começar?

A minha experiência sinaliza que um grande problema para a internacionalização de empresas está no comportamento do empreendedor brasileiro. Não é difícil encontrar empresas que enfrentam oscilações graves por falta de capacitação gerencial. Isso acontece porque parte dos empresários acreditam que dominam todas as áreas da empresa. Mas isso é completamente errado e pode eliminar a empresa no primeiro movimento.

 

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Negócios no mercado internacional

As empresas procuram, cada vez mais, programas de capacitação e cursos para os empresários, mas se não mudar a mentalidade de nada irá adiantar e será somente perda de tempo e de capital. O princípio básico para se abrir uma empresa é comercializar um serviço ou produto que o cliente tenha necessidade.

Isso também se aplica quando um empreendedor volta seus esforços para o mercado internacional. Mas nada adianta ter um produto inovador, uma estrutura sólida e capital sem um plano estratégico detalhado. É preciso que os empresários entendam que o salto internacional requer estratégia mercadológica.

Saiba o que determinado país quer e precisa consumir. Entenda sua cultura antes de tudo. Não adianta vender biquíni no Oriente Médio, por exemplo. Se a empresa já possui um produto ou serviço interessante ao mercado externo é necessário adequá-lo à um padrão geográfico e estudar as formas de divulgação naquela região.

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Desafios a serem vencidos

Após fazer essa análise, é preciso transformá-la em número para saber se é financeiramente viável. Impostos, exportação, matéria-prima: tudo isso tem que ser colocado na ponta do lápis. Por mais que alguém queira vender e alguém queira comprar, de nada adianta uma série de esforços se o negócio não for rentável.

Portanto, antes de investir no negócio, o empreendedor precisa arquitetar bem essa análise. Ela deve ser feita imaginando o futuro da empresa daqui a cinco anos. Dessa forma, o empreendedor consegue enxergar prejuízos e criar expectativa para melhorá-los.

Para superar os desafios do comércio internacional e reduzir os novos riscos inerentes a esse processo, é necessário que os empresários de pequenos negócios se conscientizem da necessidade de planejamento e preparação. A análise do macroambiente atual e futuro em confrontação com a capacidade interna da empresa reduz as incertezas e ainda permite criar um plano de ação viável de ser executado. E sempre em sintonia com os objetivos estratégicos da empresa.

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No planejamento, todas as informações necessárias para atuar em outros países devem ser pesquisadas com antecedência. Ou seja, todos os aspectos devem ser avaliados para que as possibilidades de sucesso sejam
efetivamente concretizadas. Por falta de planejamento, muitas empresas fracassam e acabam desistindo de atuar em mercados internacionais.

O plano de comércio exterior é um documento que, uma vez elaborado, se converte na linha mestra em que os empresários, os executivos e todos aqueles que irão colocá-lo em prática devem se basear. Funciona como o
plano de negócios.

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Consultoria especializada

Para finalizar, além da gestão uma outra barreira é a carga tributária. Se formos comparar, o Brasil é o terceiro país com maior carga tributária no mundo. O governo está dando diversos subsídios para as pequenas empresas,porém o empresário deve redobrar a atenção nas cargas tributárias. Esse é um problema que não será solucionado a curto prazo, logo, a exportação encarece.

Consulte-nos e saiba como expandir os seus negócios e aumentar as suas vendas. Assessoramos nossos clientes na comercialização de produtos no mercado nacional e internacional e no desenvolvimento de projeto para aqueles que desejam entrar no mercado global, atuando na gestão internacional, assessoria tributária e financeira, consultoria empresarial, jurídica e estratégias integradas de comunicação e marketing. Esse trabalho é realizado por uma equipe altamente especializada com ampla experiência nacional e internacional.

A grande consideração é que muitas empresas querem crescer mas não possuem uma estratégia para isso, não planejaram o seu crescimento. Consulte-nos e venha fazer parte do maior Network Business Connexion do mundo! Confira alguns cases de sucesso:

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Quem é Francisco Freitas

Francisco Freitas, 50 anos, é consultor internacional com 25 anos de experiência. Assessora empresários nacionais e internacionais a expandirem seus negócios. Além disso, oferece serviços de administração e gestão, assessoria jurídica internacional e estratégias de comunicação e marketing. Ex-consultor do Sebrae-SP.  É natural de Bauru e atualmente mora em Campinas, onde atua como Diretor Executivo para Negócios Internacionais na SociBusiness Internation Corp. Toda semana está no Inaugurando em Bauru falando sobre o mundo dos negócios.