Nutricionista Larissa Santos oferece atendimento diferenciado aos pacientes

Formada também em gastronomia, a nutricionista Larissa Santos, 25 anos, oferece atendimento diferenciado aos seus pacientes. Ela trabalha com o programa Dietbox, que faz uma anamnese (entrevista) incluindo tanto a parte nutricional quanto a psicológica e até religiosa do paciente.

Na primeira consulta, que pode durar até 2h30, a nutricionista precisa conhecer todo o histórico da pessoa sentada à sua frente. Desde o dia do seu nascimento até os hábitos atuais, mas não somente os alimentares. “Fazemos uma teia nutricional com base nas informações passadas pelo paciente”, afirma Larissa. Além da consulta, o paciente tem direito a três retornos.

“Passo uma dieta personalizada, que atenda as necessidades e preferências do paciente. Mas não é nada tão rígido, é um guia para que a pessoa possa fazer todas as refeições com alimentos que agradem seu paladar”, complementa a especialista. Aliás, dependendo do caso, o paciente sai do consultório sem cardápio, apenas com orientações nutricionais.

nutricionista - larissa santos - bauru - vida saudável
Larissa Santos: dieta personalizada, orientações nutricionais e receitas saudáveis.

Nutricionista que cozinha o cardápio

Com certa frequência, a nutricionista passa receitas aos pacientes, ensinando como deixar as refeições mais saborosas e saudáveis. Por ter formação em gastronomia, Larissa tem a visão de quem monta cardápios e de quem os prepara. Por isso, ela resolveu criar um outro diferencial no seu atendimento: o personal cook. Como funciona?

Em comum acordo com o paciente, Larissa escolhe um prato, faz a lista dos ingredientes, passa no supermercado e vai até a casa dele cozinhar. O serviço pode acontecer uma vez por semana ou diariamente, depende da necessidade de quem o contrata. “Posso passar orientações para quem prepara a comida de um paciente com diabetes, por exemplo”, garante.

Ainda pensando em praticidade e na melhor forma de ajudar seus pacientes, a especialista não para de inovar! “Estou testando com algumas pessoas um serviço de fornecimento de marmitas. Monto o cardápio e preparo as refeições”, afirma. Ou seja, o paciente não precisa se preocupar como preparar as refeições indicadas pela nutricionista.

nutricionista - larissa santos - bauru - vida saudável
A nutricionista em seu consultório, onde costuma fazer consultas que duram até 2h30.

Dica de ouro para você!

Apesar da pouca idade, Larissa tem uma grande bagagem profissional. Entrou na faculdade de gastronomia na USC em 2012 porque sempre gostou de cozinhar. Dois anos depois, estava com o diploma nas mãos. Em 2013, fez uma especialização em doces – sua especialidade – na Argentina, para onde viajou com um pequeno grupo da faculdade. “Fui atrás de técnicas e voltei com bastante conhecimento”, ressalta. Trabalhou durante um ano na cozinha de um bar e um bufê enquanto produzia docinhos para festas. Mas queria mais!

Em 2014, começou o curso de nutrição, também na USC, e se formou em 2017. Como sempre teve uma alimentação saudável em casa, Larissa buscava aplicar esse hábito nas suas receitas doces. Com os novos conhecimentos da área nutricional,  se encantou com a nutrição funcional. Portanto, atualmente, faz pós-graduação de nutrição clínica funcional no Instituto Valéria Paschoal, em São Paulo.

Diante de uma profissional com tanta vontade de aprender, ficou impossível não perguntar: qual a sua dica básica para quem estiver lendo essa reportagem? “Tenha equilíbrio! Se você gosta de refrigerante e não quer abrir mão dele, faça isso apenas nos finais de semana. Trabalhe a sua mente em relação à comida. Não coma em pé, com pressa. Sente, coma devagar”, recomenda. Anotou?