Papa-Remédios no Confiança para descarte de produtos vencidos

Desde novembro de 2018, a rede Confiança Supermercados implantou em suas 11 lojas o projeto Papa-Remédios. Ou seja, é um depósito específico para descarte de medicamentos vencidos ou em desuso. “Este é um problema de grande impacto ao meio ambiente. E que vem sendo monitorado com preocupação há algum tempo pelo Confiança. Em parceria com a empresa Cheiro Verde Ambiental, conseguimos desenvolver este projeto tão importante”, destaca Rosana Fernandes, coordenadora do departamento de responsabilidade social empresarial (Confi Social). “Esta parceira, além de fornecer o recolhimento dos remédios, também nos oferece a certificação de seu descarte correto”, completa.

Para Fernando de Almeida Moreira, engenheiro ambiental da Cheiro Verde, a parceria com o Confiança Supermercados foi importante pois o descarte incorreto de medicamentos traz inúmeras consequências negativas. Tanto para o meio ambiente quanto para a população. “Pode haver contaminação do solo, da água e do ar quando esses resíduos não são descartados de maneira correta. Por essa razão, ficamos muito contentes quando procuramos os responsáveis pela rede e apresentamos o projeto do Papa-Remédios. Imediatamente uma parceria estava sendo firmada. Isso porque nós já tínhamos conhecimento do comprometimento que a rede Confiança Supermercados tem com as questões sociais e ambientais”, afirma.

Papa-Remédios na rede Confiança: serviço útil à comunidade.

Papa-Remédios: trabalho ambiental

O Papa-Remédios se junta a outras iniciativas de cunho sustentável já implementadas nas unidades do Confiança. Por exemplo, já há recipientes indicados para o descarte de pilhas e baterias. E houve a recente conquista do certificado de uso de energia 100% renovável em todas as unidades da rede.

“O trabalho sócio ambiental está no DNA da rede Confiança Supermercados desde o começo, há 35 anos. Nossa intenção é colaborar nas comunidades em que atuamos tanto com ações como o Papa-Remédios. Até com projetos como o Mesa Brasil, Ação Fraternal, campanha do agasalho, doação de fraldas, recolhimento de óleo de cozinha e muitos outros”, finaliza Fernandes. No entanto, vale lembrar que os Papa-Remédios já estão disponíveis nas lojas nas cidades de Bauru, Marília, Jaú, Botucatu e Pederneiras.