Terceiro Sinal, espetáculo de música erudita

O Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves recebe no dia 28 de junho, às 20h, o espetáculo de música erudita – com referências populares brasileiras – Terceiro Sinal. Será gratuito e contará com a participação dos músicos Newton Carneiro (viola), Mariô Rebouças (piano) e Luiz Guello (percussão).

“Terceiro Sinal quer divulgar o gênero música de câmera. Assim como agraciar e difundir a obra póstuma e inédita do maestro Cyro Pereira. Um dos artistas brasileiros mais completos dentro do cenário musical contemporâneo”, ressalta o compositor Newton Carneiro.

Terceiro Sinal destaca as personalidades musicais dos dois compositores – Newton Carneiro e Cyro Pereira. Parte do trabalho de Cyro apresenta referências populares brasileiras. Entre elas, a obra Suíte Brasiliana – 1º movimento – Samba e Suíte Brasiliana – 3º movimento – Choro.

Já a obra de Newton Carneiro é marcada pela mescla da linguagem jazzística com a música erudita. Ambos os compositores apresentam uma diversidade permeada de timbres e texturas harmônicas.

Com uma hora de duração, Terceiro Sinal é um espetáculo gratuito de música erudita, com referências populares brasileiras. Após o concerto, será realizada uma Masterclass/Workshop sobre a música de câmara no cenário fonográfico contemporâneo. Além da presença da viola orquestral dentro deste contexto. Mais informações: www.facebook.com/newton.carneiro.musico

Terceiro Sinal - espetáculo - música - erudita

Terceiro Sinal: álbum e documentário

Como forma de democratizar o acesso à música erudita, foi disponibilizado em plataformas digitais, como Spotify, Deezer, iTunes, o álbum Terceiro Sinal. São composições de Newton Carneiro e Cyro Pereira. Destaque para a inédita Fala Maestro, uma parceria dos dois músicos.

“Quando a gente fala, já está fazendo música. Por isso, a Fala Maestro é a compilação de uma conversa de mais de duas horas que tive com Cyro no ano de 2008. Esse bate-papo é o pano de fundo, durante os quatro minutos da música, onde o maestro fala de seu trabalho e de seu amor pela música”.

O álbum conta com a participação dos músicos Mariô Rebouças (piano), Luiz Guello (percussão), Nelton Essi (percussão), Vinicius Barros (percussão) e Lenita Portilho (piano). Será lançado também, em julho, o documentário Terceiro Sinal.doc, que mostrará material inédito, captado durante a gravação do álbum. O documentário será disponibilizado em plataformas como YouTube e Vimeo.