TV Preve abre espaço para abordar empreendedorismo e mercado internacional

Na segunda-feira (12/11), sentei na bancada da TV Preve para ser entrevistado pelo jornalista Samuel Ferro no programa Enfoque Regional. Pauta da entrevista: empreendedorismo e mercado regional, nacional e internacional. Estamos na época certa para planejar a expansão, reestruturação ou renovação das empresas – pequenas – médias e grandes – para 2019. Sem dúvida, a expectativa é grande devido ao novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Reforcei aos telespectadores da TV Preve que acompanharam ao vivo meu bate-papo que devemos apagar da memória alguns fantasmas que prejudicam os negócios. Um deles é: “agora não é hora, pois estamos em crise”. Se formos esperar o momento certo, não sairemos do lugar. Afinal, para empreender e crescer, é preciso conhecer o mercado, acreditar no seu produto/serviço e trabalhar, no mínimo, 12 horas por dia. Acredito muito que a pior crise é a interna, aquela que lhe impede de dar o próximo passo para alcançar o caminho do sucesso. Se estiver seguro do que quer, vá em frente!

Outro ponto que destaquei foi a necessidade de profissionalizar a empresa, ou seja, fazendo dela a extensão da sua casa. As funções empresariais devem ser ocupadas por competência e não por relação familiar. Nada impede que um filho ou irmão ocupa um cargo estratégico, mas desde que ele esteja preparado tecnicamente para tal. O segredo, em empresas familiares, é profissionalizá-los para que não haja problemas mais adiante. Em seguida, a concentração é na execução tática e não apenas no planejamento.

Aliás, falando em planejamento, tenha sempre em mente o seguinte: uma ideia média bem implementada gera bons resultados. Por outro lado, uma excelente ideia não implementada não gera nada. Concentre-se no aspecto tático. Afinal, o mais importante é saber como chegar e não aonde chegar. Com essas informações, fica mais fácil empreender e encontrar seu espaço no concorrido mercado regional, nacional ou internacional. Confira no link abaixo a minha entrevista na íntegra.

 

Quem é Francisco Freitas

Francisco Freitas, 50 anos, é consultor internacional com 25 anos de experiência. Assessora empresários nacionais e internacionais a expandirem seus negócios. Além disso, oferece serviços de administração e gestão, assessoria jurídica internacional e estratégias de comunicação e marketing. Ex-consultor do Sebrae-SP.  Aliás, é natural de Bauru e atualmente mora em Campinas, onde atua como Diretor Executivo para Negócios Internacionais na SociBusiness Internation Corp. Toda semana está no Inaugurando em Bauru falando sobre o mundo dos negócios.