Zoológico resgata gavião machucado e lança campanha contra o uso de cerol

O Zoológico Municipal de Bauru iniciou nesta quinta-feira, 05/07, a campanha Brincar de pipa é legal, usar cerol não.  A ideia é conscientizar as crianças do perigo para aves e seres humanos do uso do cerol. A campanha será desenvolvida através da página do Zoológico no Facebook e a abordagem com as crianças que visitam o parque nas férias.

“Com a chegada das férias escolares, temos também iniciada a temporada das pipas. Aquilo que no passado não passava de uma simples brincadeira de crianças, hoje se revela uma grande ameaça à sobrevivência de nossa fauna. Por causa do uso das linhas cortantes, conhecidas como cerol ou linha chilena”, ressalta Luiz Pires, diretor do Zoo.

Anualmente, nesta época do ano, são relatados muitos acidentes. Alguns inclusive fatais, com seres humanos, principalmente motociclistas. Bem como com animais selvagens, principalmente as aves, que se enroscam nessas linhas durante o voo ou as utilizam a construção de seus ninhos, causando acidentes com os filhotes.

Zoológico - campanha - cerol - férias
Gavião teve a asa dilacerada ao se enroscar numa linha com cerol. Atenção pais: não permitam que seus filhos usem esse tipo de linha para soltar pipa.

Zoológico resgata gavião machucado

Nem bem teve início o período de férias e o Zoo já recebeu, através da Polícia Ambiental, um exemplar de gavião carcará (Caracara plancus) adulto, que teve sua asa dilacerada ao se enroscar com uma linha cortante.

Segundo Luiz Pires, o animal foi atendido pela equipe veterinária do Zoo, passando por procedimento cirúrgico para recuperação das lesões. Teve, inclusive, que passar por transfusão de sangue. Para isso, foi utilizado sangue de um dos exemplares da mesma espécie, mantido no Zoo.

“Agora, lutamos para tentar resgatar sua capacidade de voo para que possa ser solto novamente. Seguindo seu destino em seu ambiente de ocorrência natural”, finaliza Pires. Por isso, pais, proíbam seus filhos de usar a linha de cerol para soltar pipa.